Prof. Dr. Jorge de Almeida (USP):
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1992), especialização no Programa de Formação de Quadros do CEBRAP (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2000). Desde 2001 é Professor MS-3 do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo. Foi professor visitante na Universidade Livre de Berlim e na Universidade Paris VIII. Tradutor de obras de Theodor Adorno, tem experiência nas áreas de Filosofia, Letras e História da Música, com ênfase em autores da Teoria Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas e subáreas: Modernismo, Vanguardas, Estética, História da Música, Teoria Literária e Literatura Comparada.
Profª Drª Iumna Simon (USP):
Graduação em Letras(1967) e Especialização em Teoria da Literatura (1968) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Doutorado em Literatura Brasileira (1974) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Pós-Doutorado em Literatura Brasileira e Literatura Comparada pela Universidade de Yale - EUA (1976-1977). Foi professora de Literatura Brasileira na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Assis (1969 1979); Professora-Visitante no Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Yale - EUA (1975 -1977) e professora de Teoria Literária e Literatura Brasileira na Universidade Estadual de Campinas (1979-1995). Atualmente é aposentada da Universidade Estadual de Campinas e professora de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira, Crítica Literária e História Literária, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: literatura e sociedade, formas e gêneros literários, teorias críticas, cultura e história literária, poesia moderna, poesia brasileira moderna e contemporânea.
Mário Pontes:

OBRAS PUBLICADAS:
Brevidade (Poesia - 1966) Milagre na Salina (1977) foi recebida por críticos como Wilson Martins (hoje com coluna literária no Jornal O GLOBO ), Silviano Santiago, Hélio Pólvora, Nogueira Noutinho e Lucia Helena, dentre tantos. Doce como Diabo (1979) Ninguém ama os náufragos (Romance - 1981) Canta Violão (Novela - 1985) Andante com morte: quatro ficções. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. Elementares (Odisséia Editorial, 2011) representa uma tentativa inédita no Brasil de sistematização das regras da literatura policial. Este livro do jornalista e escritor Mario Pontes se associa assim a uma rica tradição internacional, mas vai além: mostra como o romance policial, ao longo do seu primeiro século de existência, precisou superar obstáculos diversos, entre os quais a rejeição da crítica "séria", até encontrar seu reconhecimento como parte integrante da boa literatura.
Dimas Macedo:
Dimas Macedo (Lavras da Mangabeira, Ceará, Brasil, 14 de setembro de 1956) é um poeta, crítico literário e jurista brasileiro. É professor do Faculdade de Direito de Universidade Federal do Ceará, onde obteve o título de mestre, sob a orientação do professor Paulo Bonavides. É membro da Academia Cearense de Letras. Integra o Conselho Editorial de vários jornais e revistas culturais: revistas Espiral e Literapia (Fortaleza), revista Literatura (Brasília) e revista Morcego Cego (Santa Catarina), entre outros. Compõe também o Conselho Editorial das Edições UFC, o conselho de publicações da Editora Códice, o Conselho Editorial das Edições Livro-Técnico e o Conselho Editorial do Museu – Arquivo da Poesia Manuscrita. Nos idos de 1990/1991, participou do Movimento Poesia Plural e, em maio de 1995, com Inez Figueiredo, João Dummar, Beatriz Alcântara, Juarez Leitão e outros escritores cearenses, criou o Grupo Espiral de Literatura, fundando, posteriormente, com José Telles, as Edições Sobrames (2001) e, com Pedro Henrique Saraiva Leão (1998), a Revista Literapia e as Edições Poetaria. Poemas e textos literários de sua autoria foram vertidos para o francês, o inglês e o espanhol e publicados em Portugal, Espanha, Inglaterra, Argentina e Estados Unidos. É autor também de trabalhos estampados em jornais e revistas do Ceará e do Brasil.
OBRAS PUBLICADAS POESIA:
A Distância de Todas as Coisas (1980, 3ª ed.: 2001) Lavoura Úmida (1990, 3ª ed.:2010) Estrela de Pedra (1994, 2a ed.: 2005) Liturgia do Caos (1996) Sintaxe do Desejo (2006) O Rumor e a Concha (2009). Ensaios Leitura e Conjuntura (1984, 3a ed.: 2004)Ossos do Ofício (1992) Marxismo e Crítica Literária (2001, Florianópolis). Crítica Imperfeita (2001) Crítica Dispersa (2003) A Letra e o Discurso (2006) Crítica e Literatura (2008). A Brisa do Salgado (2011).
Raymundo Netto:

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1971) e em Comunicação Social (1972) pela mesma Universidade. Mestre em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo (1991). Doutor em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Sua área de interesse é o das relações entre a Comunicação e a Cultura. Professor do Departamento de Comunicação Social (de 1984 a 2010). Aposentado como Professor Associado Nível 2, em fevereiro de 2010.
Lattes
Lattes
Profª. Drª. Silvia Marcia Alves Siqueira (UECE):

Lattes
Profº. Dr. Gleudson Passos Cardoso (UECE):

Profª. Drª. Lídia Eugênia Cavalcante (UFC):
Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montreal (2007), com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem (1994). possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1992).É professora adjunta da Universidade Federal do Ceará desde 1993. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, memória e patrimônio, pesquisa histórica, formação profissional, memória social, educação continuada, gestão por competências, aprendizagem colaborativa, gestão do conhecimento e inovação social. Em 2008 atuou como pesquisadora convidada do Centro de Edição Digital, da Universidade de Montreal - Canadá e em 2010 realizou estágio de pesquisa, por quatro meses, na HEC - École de Gestion - Université de Montreal e como pesquisadora convidada do Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Brasil - CERB, da Université du Québec à Montreal - UQAM. Desde 2008 coordena o projeto Ler para Crer, de metodologias para a implatação de bibliotecas comunitárias e em 2010 recebeu o Prêmio Viva Leitura pelo referido projeto.
Lattes
Prof. Dr. Marcio Acselrad (Unifor):
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e em Estética, e em Psicologia, com ênfase nas áreas de Psicologia Social e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: humor, comunicação, estética, arte, esclarecimento, psicologia social, produção de subjetividade e iluminismo. Atua como pesquisador, sendo Coordenador do Labgraça - Laboratório de Estudos do Humor e do Riso. Atua também na área de extenção universitária, como curador e mediador do Cineclube Unifor e também como apresentador e mediador do programa de televisão Cineclube Unifor, exibido pela TV Unifor.
Prof. Ms. Tito Lívio Cruz Romão (UFC):
.
Possui Graduação em Letras Francês-Português pela Universidade Estadual do Ceará (1984), Graduação em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1985), Mestrado em Lingüística Aplicada (Tradução) pela Johannes-Gutenberg Universität Mainz/Alemanha (1990) e Especialização em Interpretação de Conferências (Interpretação Simultânea e Consecutiva) pela Ruprecht Karl-Universität Heidelberg/Alemanha (1992); tradutor público e intérprete comercial nomeado pela Junta Comercial do Estado do Ceará para a língua alemã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário